quarta-feira, 23 de março de 2011

Plebe, Direito Consuetudinário, Lei Linícia...

      Plebe acabou se revoltando contra a política e o governo que se chamou Revolta do Monte Sagrado onde surgiu a idéia de eles montarem uma cidade que fosse constituída inteiramente por Plebeus, onde criaram mais não deu certo pois não tinham um governo amplo.
      Direito Consuetudinário era um dos principais direitos de Roma, era "hereditário" pois passava de pai para filho tudo que o pai tinha como: herança, terras, lugar no governo... Os únicos que não podiam ter esse direito eram os Plebeus, e os que podiam eram os Patrícios e o Majestrado, esse direito está presente na República e no Império.
      Lei Linícia acabava com a escravidão por dívidas, agora que não pagava os empréstimos solicitados ao em vés de virar escravo da pessoa pra qual deve e trabalhar até essa dívida ser quitada, essa pessoa ia ser presa.

     By: Lucas Eduardo (:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Roma...

      A Roma era dividia em três períodos, são eles:
Realeza ou Monarquia
República
Império
Obs: nesse poste só será dito sobre a Realeza ou Monarquia...
      A Realeza ou Monarquia era uma junção de lenda e história e segundo isso lá haviam sete reis que de acordo com os registros históricos e historiadores teria sido impossível de acontecer porém não se tinha nada que provasse o contrário.
      A sociedade romana se situavam no Gens que eram porções de terras onde as familias trabalhavam para poder se alimentar e ninguém tinha salário, a principal característica do Gens era o fato de ser uma sociedade patriarcal (PÁTER - PÁTERNALIS - PATERNIDADE), onde um "pai" manda, era um local meio primitivo e também era um local conhecido como terras coletivas.
      A principal a característica produtiva era a agricultura e pecuária. As comunidades romanas eram baseadas em "comunidades gentílicas" que eram o fato de ter um povo que praticava a gentileza. quando tinha de sobra distribuía sem querer nada em troca.
      Na Roma também existia uma relação muito cliéntilista, que era o fato de alguém começar a vender algo e estabelecer uma relação com a pessoa assim se tornando um cliente.

By: Lucas Eduardo (:

quarta-feira, 2 de março de 2011

Grécia Antiga, Esparta, Atenas, Eupátridas, Geomores e Demiurgos...

      A Grécia Antiga: se baseava no Oráculo de Delfos, era uma espécie de "bola de cristal" que fazia previsões e dava comandos, tudo que ele dissese tinha que ser feito, suas previsões podiam também não dar certo.
      Esparta por sua vez tinha muita força e qualidade militar, era uma cidade totalmente dedicada ao militarismo.
     Atenas já era uma cidade política e democrática, porém, em toda política, tinha corrupção, só que ao contrário daqui, lá os próprios cidadãos resolviam e não abafava nenhum caso. Na Grécia Antiga, apesar de ser um país democrático, também existia tirania que era controlada por ditadura militar, porém não era uma tirania ofensiva e agressiva, eles eram aceitos na sociedade e pode se dizer que era uma tirania democrática. Lá também existia escravos, que eram as pessoas que não pagavam suas dívidas ou prisioneiros de guerra, no caso dos endividados só saíam quando pagavam sua dívida ou quando seu "dono" falasse que a dívida estava paga.
      Eupátridas que era a aristocracia, tinha o poder e privilégio de propriedade privada.
      Geomores eram os pequenos proprietários rurais.
      Demiurgos eram os comerciantes e artesãos.

By: Lucas Eduardo. (: